Des Nouvelles

Blog de l'Alliance Française de Natal, Brésil

HISTÓRIA

A Aliança Francesa surgiu em 1883, criada por um Comitê de Personalidades, dentre as quais Louis Pasteur e Jules Verne. Caracterizada por ser uma isntituiçãos em fins econômicos a sua missão era a de difundir a língua e a cultura francesa fora da França, promovendo o ensino do francês como língua estrangeira. Apenas dois anos depois, em 1885, era fundada no Rio de Janeiro a primeira Aliança Francesa do Brasil, com o objetico de estreitar e enriquecer os laços políticos e culturais entre os dois países.

A Aliança Francesa de Natal foi fundada em meados da década de 50, através da iniciativa do Clube de Francês de Natal, constituído em 1955. No dia 6 de abril de 1957, num dos salões da Faculdade de Filosofia de Natal, teve lugar a solenidade de instalação da Associação Cultural Franco-brasileira de Natal, e posse de sua primeira diretoria.

Dedicada ao ensino do francês, a francofonia e ao diálogo lingüístico e intercultural entre o Brasil e a França, a Aliança Francesa de Natal, além das aulas de francês, realizava saraus, “causeries”, conferências de assuntos culturais e concertos de piano, constituindo-se num “pólo irradiador de cultura » desde há 53 anos.

Atualmente, a Aliança Francesa conta com mais de mil escolas instaladas em 130 países. Estas escolas nascem por iniciativa local de pessoas e instituições destes países, no entanto, elas funcionam em estreita relação com a matriz parisiense (Alliance Française de Paris), que autoriza a utilização da marca « Aliança Francesa ». No Brasil são 39 associações e oito centros correspondentes, estando a instituição presente em praticamente todos os estados brasileiros.

Um dos mais importantes vínculos entre a Alliance Française de Paris as demais escolas espalhadas pelo mundo diz respeito à expedição dos diplomas DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação da França e imprescindíveis para aqueles que desejem estudar na França. A Aliança Francesa de natal é um Centro de Exames com credibilidade para realizar todas as provas existentes, conforme calendário anual.

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

%d blogueurs aiment cette page :