Des Nouvelles

Blog de l'Alliance Française de Natal, Brésil

Ugo and the Jokermen no sarau de agosto

Ugo Monte, nos vocais, Guilherme Bezerra, nas guitarras, Marco Navarro, no baixo, Marcel Dore, na bateria e Gabriel Medeiros, no violão e ukelele. Essa foi a base da formação do Jokermen, nascida nas quatro apresentações ocorridas entre junho e novembro de 2011, no projeto diálogos criativos, no auditório da Livraria Saraiva. O objeto desses encontros era uma narrativa sobre a história do rock, desde sua origem, nos anos 50, até a cena contemporânea do gênero quase sexagenário, passando pelas raízes do rock nacional. A idéia era mesclar interpretações de clássicos do rock com uma abordagem do contexto histórico e cultural do período pós-guerra, conduzida pelo historiador Ugo Monte.

A partir dessa experiência, surgiu a perspectiva para a realização de outros projetos, como o que se inicia em 2012. Tendo como ponto de partida, o trabalho autoral de Ugo Monte, registrado no CD O caminho das pedras, de 2007, o grupo intercala músicas desse trabalho com nova roupagem e composições inéditas, num mosaico que vai de baladas mais acústicas ao hard rock em tom melancólico, com inegável influência do rock inglês dos anos 80. O nome da banda se remete aos buffones, artistas grotescos que entretiam as cortes, na Idade Média. A figura que inspirou o melé do baralho, o J de Joker, era caracterizada pelas deformidades físicas, abertamente ridicularizadas naqueles tempos, mas também pela ironia fina e pelo sarcasmo do seu humor. Através da sátira, os bobos eram os únicos que criticavam a hipocrisia e os hábitos mundanos das cortes, sob o manto do personagem bizarro que encarnavam.

Da formação original, Marco Navarro, comprometido com a montagem de sua antiga banda, deu lugar ao músico carioca Márcio Machado, no contrabaixo. A primeira apresentação com essa nova formação ocorrerá no próximo dia 29 de agosto, no projeto Sarau, realizado pela Aliança Francesa, sempre às 19h30min.

Un commentaire sur “Ugo and the Jokermen no sarau de agosto

  1. Pingback: » Aliança Francesa faz Sarau Musical nesta quarta em Natal / Drops Magazine

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

Information

Cette entrée a été publiée le 2012/08/13 par dans Aliança Francesa de Natal, Francofonia, Música, Música Brasileira, Natal.
%d blogueurs aiment cette page :