Des Nouvelles

Blog de l'Alliance Française de Natal, Brésil

3º Festival Varilux de Cinema Francês em Natal

Natal recebe a 3ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês

Sucesso em 2011 com mais de 45 mil espectadores, o Festival Varilux de Cinema Francês traz o melhor do cinema da França da atualidade em mais uma edição nacional, de 15 a 23 de agosto.

Com um formato pioneiro, o evento é o primeiro festival digital nacional e acontecerá simultaneamente em 32 cidades brasileiras e conta com uma seleção de longas dos mais variados gêneros.

Em Natal, haverá sessão de avant-première com coquetel, no dia 16 de agosto, às com o apoio do departamento cultural da Embaixada da França e da Aliança Francesa de Natal.

Nesta noite de abertura, será exibido o premiado “Intocáveis” (Intouchables), de Olivier Nakache e Éric Toledano. Com François Cluzet e Omar Sy, o longa foi o fenômeno absoluto de bilheteria na França em 2011, um dos filmes mais vistos na história do cinema francês, levando aos cinemas mais de 20 milhões de pessoas.

Entre outros importantes títulos no Festival Varilux estão vários filmes que foram exibidos no último festival de Cannes 2012, como « Adeus Berthe – o enterro da vovó » (Adieu Berthe ou l’enterrement de Mémé), de Bruno Podalydes; « Aliyah » (Alyah), de Elie Wajeman; « O Barco da Esperança » (La Pirogue), de Moussa Touré.

Serão exibidos ainda filmes que serão lançados em breve no mercado brasileiro como « E agora, aonde vamos? » (Et maintenant on va ou?), de Nadine Labaki, « Paris-Manhattan », de Sophie Lellouche e a longa de animação « Titeuf », de Zep.
Os filmes serão exibidos em Natal, de 17 a 23 de agosto, no MOVIECOM PRAIA SHOPPING. O preço da entrada é o habitual, podendo-se adquirir um “passaporte” para vários filmes, com desconto.

Divulgar o cinema francês no Brasil

Nomes importantes estarão presentes em São Paulo e no Rio de Janeiro. Aclamada pelo seu trabalho no longa “Caramelo”, a diretora e atriz franco-libanesa Nadine Labaki vem ao país para divulgar o seu novo filme, “E agora, aonde vamos?”. Além de Nadine, as atrizes Agathe Bonitzer, protagonista de « Uma garrafa no mar de Gaza », Isabelle Candelier, de “Adeus Berthe o enterro da vovó”, e Astrid Bergès- Frisbey, protagonista de « A filha do Pai ».
Moussa Touré, diretor senegalês de « O barco da esperança » (La Pirogue), Thierry Binistri diretor de “Uma garrafa no mar de Gaza”, Jean-Pierre Denis, diretor de “Aqui embaixo”, e Khaled Mouzanar, compositor da trilha sonora de “E Agora, Aonde Vamos?”, também estão confirmados.

Segundo o Diretor Geral da Essilor Brasil, Bernardo Ferrer, um evento como esse é importante para a interação entre as culturas brasileira e francesa. “Acima de tudo objetivamos oferecer à população maior acesso ao que há de mais moderno no cinema francês”, afirma Ferrer.

Durante o evento será realizada no Rio a primeira « Oficina Franco-Brasileira de Roteiro Audiovisual » – “A Dramaturgia na Ficção Televisiva”, em parceria com Riofilme, a ABPI-TV e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
Com foco no desenvolvimento de roteiros para séries de TV e longas-metragens, o curso contará com importantes nomes do mercado audiovisual francês, como François Sauvagnargues (especialista de ficção e delegado geral do FIPA/Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz) e os roteiristas François Uzan, Pascale Rey e Marie du Roy.

O Festival Varilux de Cinema é realizado pela Bonfilm e patrocinado pela multinacional francesa Essilor/Varilux, pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, pela Allianz Seguros, GEFCO e Ministério da Cultura/Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o copatrocínio da Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil, RioFilme, L’Oréal, Sofitel e Air France.


Paris-Manhattan, de Sophie Lellouche é um dos filmes do festival

A programação completa do Festival Varilux de Cinema Francês pode ser conferida no site http://www.variluxcinefrances.com

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

Information

Cette entrée a été publiée le 2012/08/08 par dans Aliança Francesa de Natal, Cinema, Cinema Francês, cultura, Francofonia, Natal.
%d blogueurs aiment cette page :