Des Nouvelles

Blog de l'Alliance Française de Natal, Brésil

TOUR DE CURTAS-METRAGENS EUROCHANNEL 2011

De 16 a 19 de novembro, o Eurochannel e a Aliança Francesa de Natal propõem uma viagem através das línguas e culturas europeias. São 55 curtas-metragens, divididos em oito temáticas e exibidos em 16 sessões, que revelam como o cinema pode ser muito diverso e surpreendente.

O Tour de Curtas Metragens Eurochannel tem como proposta um olhar ao cinema europeu através do trabalho de 40 diretores inovadores, conhecidos por seu talento, originalidade e independência. Com esta seleção das melhores criações dos países europeus, este festival é um convite á descoberta das caras mais novas e as perspectivas da cena cinematográfica europeia aos fãs do cinema e da cultura.

Regularmente premiado em festivais de curta-metragem e geralmente sendo mostrados pela primeira vez fora do seu país, os curtas apresentados têm uma forte identidade inspirada em regiões específicas da Europa. Todas elas refletem dimensões desconhecidas da realidade europeia. Pela sua diversidade de ideias e culturas, os curtas são organizados por temáticas.

Na Aliança Francesa de Natal, a abertura do 3º Tour de Curtas Metragens Eurochannel acontece dia 16 de novembro às 19h, com a temática QUANDO O AMOR NASCE, com sete curtas. A programação segue até 19 de novembro, com duas sessões diárias. Confira abaixo toda a programação e… curta!

QUARTA
16 | NOVEMBRO | 19h
QUANDO O AMOR NASCE

X Num Mapa (X on a Map) Luxemburgo, 2009, Jeff Desom. 13′
Paulo trabalha como cartógrafo e sonha com lugares distantes até que se cruza com Ana, que dobra mapas para a mesma empresa. Durante uma reunião secreta, ele descobre sua própria América privada que não pode ser encontrada em nenhum mapa do mundo.

Alfama. Portugal, 2010, João Viana. 15′
A e B, entram no trem, cheios de emoção. Amor e ciúme / Cinzas e fogo / Dor e pecado. Antes de ir embora, C aborda também. Tudo isto existe / Tudo isto é triste / Tudo isto é fado.

Escala (Escale). França-Bretanha, 2009, Eléa Gobbé-Mévellec. 06′
Os marinheiros das tripulações de Terre-Neuvot chegaram à final da temporada de pesca. Ele está de volta em terra e faz uma escala em um porto, procurando a oportunidade de esquecer a dificuldade do seu trabalho e de encontrar prazeres corporais. As prostitutas dos cafés no Porto acolhem-no com os braços abertos. A festa está em pleno andamento. Ele fica sozinho, sossegado: é então que ele a encontra.

Escala é uma bela animação em 2D de Eléa Gobbé-Mévellec

O Fim do Mundo (La Fin du Monde). Bélgica, 2010, Michael Havenith. 10′
Serge é um guarda de segurança e « sua » loja é o lugar mais reconfortante que existe. Enquanto tiver fregueses, Serge tem certeza de sua própria existência. Tudo é perfeito até o dia que sua rotina é interrompida por um corte de energia.

Vida Teatral (Teatral Heyat). Azerbaijão, 2009, Ilqar Najaf. 22′
Um ator reprimido que fala para ele mesmo acaba confundindo a vida virtual e a realidade. As coisas não podem continuar assim, ele deve fazer uma escolha.

Sinais de Luz (Gaismas Zimes). Letónia, 2010, Ilze Kunga. 18′
Ingus é um homem de cerca de quarenta anos feliz com sua vida de solteiro, até que um dia Zanete se torna sua vizinha, perturbando o curso normal das coisas. Ele teria que ignorá-la, mais alguma força esmagadora o faz agir de maneira diferente.

Rabiscos & Cocegas (Kritzeln & Kribbeln). Suíça Alemã, 2009, Amaury Berger. 13′
A tímida vendedora Anna passa diante da creperia todo dia caminho para o trabalho. Um dia, Michi, o atraente cozinheiro de crepes, aparece na loja de Anna.

Alfama, do diretor português João Viana é um dos curtas presentes nesta mostra.

QUINTA
17 | NOVEMBRO | 16h
AMOR INOCENTE

Eu Vou Lhe Dizer (I´ll Tell you). Inglaterra, 2010, Rachel Tillotson. 10′
Lola, 14, romantiza as memórias íntimas de dois adolescentes (Zaina, 15, e Kad, 17), com os quais ela saiu alguma vez. Agora, em guerra com sua crítica mãe, Lola decide que sabe o que é o amor, enquanto a sua mãe nunca o saberá.

Pioravante Marche (Rumbo a Peor). Espanha/Catalunha, 2009, Alex Brendemühl. 12’
Dois homens vagam sem rumo pela mata. Errando o caminho, eles encontram uma mulher na estrada. Oprimidos por sua beleza convidam-na para ir com eles.

Um 20 Atrevido (A Cheeky 20). escócia, 2010, Chris Fallen. 3’
Um carteiro furtivo consegue exatamente aquilo que está pechinchando.

Mundo Pequeno (Little World). Áustria, 2009, Marco F. Zimprich. 18’
O mundo de Sebastian gira em torno de vinis velhos, sua casa e a menina bonita do balcão duma loja de discos antigos. Assim que os dias passar, os seus mundos nunca mais serão os mesmos.

Debutantes (Endless Beginners).Polónia, 2010, Justyna Nowak. 30’
As histórias de amor se entrelaçam em duas paragens: a igreja local e a casa de um homem rico. Esta é uma história sobre amor em uma cidade pequena.

Eu Não Sonho em Alemão (idon’t Dream in German). Bósnia-Herzegovia, 2008, Ivana Lalovic. 13’
Lejla, de 17 anos, trabalha com sua amiga Anci (25), em um restaurante dum hotel nobre no topo de Sarajevo. Um dia, Lejla encontra Milos (43), um empresário que passou os seus anos de estudante em Sarajevo, antes de ir para a Suíça. Depois, Anci, bêbada, tranca a porta e Lejla e Milos são forçados a passar a noite juntos no restaurante do hotel. Eles ficam mais próximos, sem saber o que descobrirão na manhã seguinte.

A Outra Metade (L’Altra Metá). Itália/Apulia, 2010, Pippo Mezzapesa. 9’
Gina, 70 anos, viaja sozinha para o casamento de sua neta. Ela não devia ter viajado por causa da sua precária saúde, além do mais, ela termina na igreja errada. Em seguida, ela conhece ao Giacomo, um homem mais velho e com olhos brincalhões, que a ajuda procurar o local do casamento.

QUINTA
17 | NOVEMBRO | 18h
O AMOR EM JOGO

Ultima Rebaixa (Dernière Démarque). França, 2009, Nicolas Slomka & Matthieu Rumani. 14’
A falta de imaginação de Georges é igual a sua falta de ambição. Ele está discutindo com sua esposa e lutando contra seu desespero e contra a crise da meia idade. Ele vagueia em Paris quando um curioso carro antigo atropela seu cachorro. O motorista, um antipático e velho estranho, sugere-lhe ir ao velho mercado de Said para corrigir sua tragédia.

A Estrada (Avtobani). Geórgia, 2010, Sandro Japaridze. 10’
Um jovem casal está discutindo o seu futuro. A menina está grávida, o que faz o casal feliz e surpreso ao mesmo tempo. Às vezes, o diálogo é interrompido por uma criança abandonada que atrai a atenção do casal com seu comportamento.

Viliam. Eslováquia, 2009, Veronika Obertová. 8’
Esta é a história de Viliam, um homem que vive sua própria vida animada dentro do mundo real. O divertimento infantil se transforma em um problema, e o problema se torna a solução. Porém, nenhuma solução é perfeita.

Garra (Gvozd). Rússia, 2010, Michael Lockshin. 13’
Um homem idoso vá à noite, depois do trabalho e como de costume, para sua casa confortável com sua esposa e seu cachorro, apenas para encontrar uma cena angustiante e violenta no elevador. A única solução de acordo ao seu código moral é agir heroicamente, sem importar quão inútil pareça.

Gotas de Neve (Lulabore). Albania, 2005, Robert Budina. 26’
Um homem e uma mulher, ambos de 50 anos, moram em Tirana. Ela está muito doente e pode ser curada num hospital no exterior. Eles só precisam do visto, mas em Tirana as coisas não são tão simples: às vezes, tempo não é só dinheiro, também é vida.

Marie. Bélgica/Flandres, 2010, Jozefien Scheepers. 17’
Uma mulher está tentando encontrar o seu caminho depois de uma ruptura. Quando seu ex-namorado vá pegar suas cosas no seu apartamento, ela confirma que seu namoro terminou.

Os Pais (I Genitori). Suíça, 2010. Fernando Tiberini. 11’
Uma família se está desmoronando em uma pequena vila nos Alpes. Flavia e Marcello recriam com bonecos as interações silenciosas dos seus pais. Mas as aparências enganam?

SEXTA
18 | NOVEMBRO | 16h
AMOR ESTRANHO SENTIMENTO

Lala. espanha, 2009, Esteban Crespo Garcia. 19’
Jesus volta para casa com a intenção de surpreender a sua família, mas é ele quem é pego de surpresa. As suas obsessões geram eventos com consequências imprevisíveis.

O Jantar (The Dinner). Kosovo, 2006, Blerta Zeqiri, 17’
Foi um jantar habitual entre o oriente e o ocidente, onde três jovens casais albaneses comeram arroz com pão, vinho tinto frio e molho de tomate. Enquanto os homens dirigiam a conversa, as mulheres serviam a comida e reclamavam sobre os seus direitos.

Gato & Ratos (Cat & Mice). Países baixos, 2010, Nova van Dijk. 9’
Jonas ganha a vida seqüestrando gatos e regressando-os em cambio do dinheiro da recompensa.

Areias do Sahara (Saharan Sands). República Checa, 2009, Josef Tuka. 18’
Vaclav e Ana estão casados há 25 anos. Eles decidem celebrar o seu aniversário no local do primeiro encontro.

Essa Mãozinha Sua (That Little Hand of Yours).Croácia, 2010, Sara Hribar. 23’
Um motorista de táxi prefere ficar no seu carro que voltar para casa. Durante a noite encontra algumas pessoas estranhas.

A Balada de Kid Kanturk (The Ballad of Kid Kanturk) Irlanda, 2010, John Butler. 12’
Um duelo de amor entre o cantor Slim Mannion (Mark Doherty) que se está tornando velho, o menino Kanturk (Mikel Murfi), a nova sensação do rockabilly, e Mona (Eileen Walsh), a vampiro sedutor do rockabilly presa entre eles.

SEXTA
18 | NOVEMBRO | 18h
AMAR A VIDA

Desde o Quadragésimo Primero Minuto (Dal Quarantunesimo). Itália, 2010, Matteo Pellegrini. 9’
A TV exibe um jogo de futebol com um time italiano, quando a antena se quebra repentinamente. Enquanto Antônio tenta resolver o problema no telhado, ele vê pessoas roubando biscoitos e água da cozinha.

Com Um Pouco de Paciência (Türelem). Hungria, 2007, Laszlo Nemes. 14’
Uma empregada de um escritório é observada durante a sua rotina diária. Há um homem, esperando impacientemente por ela, do outro lado das janela.

Peaceforce. Dinamarca, 2010, Peter Gornstein. 19’
Num futuro próximo, num mundo onde o capitalismo completou o seu ciclo, Daniel, um jovem oficial da Peaceforce se encontra com Jesper, um cidadão local proeminente. Jesper afirma que um elefante está correndo fora de controle na cidade, matando pessoas.

Montanha Antiga (Old Mountain). Sérvia, 2010, Goran Stanković. 18’
Em uma cidade pequena da Sérvia moram 15 famílias. O homem mais jovem na cidade tem 70 anos. O filme
reúne os pensamentos íntimos dos habitantes desta cidade, cuja espera pela morte não está marcada pela solidão, mas por um laço comum.

.303. Malta, 2009, David Serge. 11′
Um pára-quedista britânico se encontra preso e sem munição em uma troca de tiros com um soldado alemão, atrás das linhas inimigas na Sicília ocupada pelos nazistas. Então, ele se lembra que ele tem mais uma bala.

Vamos ao Plano B (Pasemos al plan B). Espanha/Andaluzia, 2007, Paz Piñar. 14’
La llegada de una inmigrante ilegal que no habla y solo gime ante un inexplicable e incomprensible
dolor desata las reacciones más inesperadas en una familia de clase media baja y su entorno
.

Neve (Berf). Turquia, 2010, Erol Mintas. 22′
Neve conta a história de uma mãe, seu filho e seu neto. Nós podemos observar a dor de uma mãe que perdeu o seu filho, cujo único desejo antes da sua morte é um punhado de neve.

SÁBADO
19 | NOVEMBRO | 15h
AMOR DE FAMÍLIA

Jogando Pedras (Skimming Pebbles). País de Gales, 2009, Tariq Ali. 9’
Ed, de dezessete anos de idade é o responsável por cuidar de seu avô, Lorwerth, a quem foi diagnosticado Alzheimer. Lorwerth está desesperado por uma última viagem à casa da sua infância, mas se recusa a dizer Ed o porquê até eles chegarem.

A Gaiola (Colivia). Romênia, 2006, Adrian Sitaru. 17’
Um pombo doente trazido para casa pelo menino ihaes origina novos conflitos entre o pai e o filho, mas também uma possível «reconciliação» que o Sr. Mihaes não quer perder.

Máscaras (Masks). Montenegro, 2009, Andro Martinovic. 13’
Da festa de carnaval ao cortejo fúnebre de uma pessoa disfarçada e, porém, reveladora… O nosso rosto é a nossa primeira máscara, mas é a última?

Lumen. Alemanha, 2006, Philip Koch. 29’
Lumen conta a história de Franka, uma jovem que luta com uma grave alergia à luz que a obriga a levar uma vida em uma casa completamente escura: uma elevada tensão psicológica não só para ela, mas também para a sua irmã Marie que cuida dela.

As últimas coisas (The Last Things). Suécia, 2010, Levan Akin. 20’
Tudo muda em um instante e a vida como você a conhece nunca será a mesma de novo. Todo mundo fica dizendo para o Hugo como são as coisas mais está certo de que as coisas não são como parecem.

Avô (Senelis). Lituânia, 2010, Andrius Paskevicius. 11’
Um jovem estudante de 23 anos que mora e estuda na cidade visita o seu avô depois de um longo tempo. Uma vez que ele chega à casa do seu avô e começa a fazer o trabalho diário, coisas misteriosas começam a acontecerem, laranjas aparecem de lugar nenhum.

SÁBADO
19 | NOVEMBRO | 17h
ÚLTIMAS PALAVRAS DE AMOR

Sasa, Grisa & Ion. Moldávia, 2006, Igor Cobileanski. 11’
Trabalhar no inverno nunca foi fácil em Moldávia. Felizmente para Sasa, Grisa e Ion, amizade é a melhor maneira de superar a neve.

Brilho (Glow). Macedônia, 2008, Tamislav Aleksov. 15’
Ele não é Romeu e ela não é Julieta. Eles são dois meninos apaixonados que não vão deixar que nada lhes impeça estar juntos.

Laterarius. Suiça Romanda, 2010, Marina Rosset. 3’
Um homem decide construir uma casa para a mulher que acaba de se apaixonar. Ela o segue.

Trachoni. Chipre, 2010, Nick Kapros. 10’
Uma amizade que começou nos anos 70 foi quebrada durante os eventos de Chipre m 1974. Trinta anos depois, o protagonista se enfrenta com um conflito que não entende e não quer entender.

Seu assento está livre (Her seat is vacant). Ucrãnia, 2010, Bohdana Smymova. 17’
Vira, uma imigrante ucraniana de 40 anos em Nova York, está-se preparando para o funeral da sua irmã. Entre todas as suas responsabilidades, Vira percebe que está apaixonada.

Paint. Irlanda do Norte, 2009, Ryan Tohill. 9’
Após a perda de sua esposa, Michael se esforça para recuperar-se. Suas emoções recebem toda a sua atenção e ele desabafa a sua dor de maneiras confusas e assustadoras para o seu filho David. David está determinado a lembrar ao seu pai que somente juntos eles podem dar o primeiro passo para seguir à adiante.

Viagem segura (Góða Ferð). Islândia, 2007, Davið Óskar Ólafsson. 22’
Julia e Patrick decidem fazer uma viagem a Paísside para visitar a família de Patrick e alguns amigos na casa de veraneio. No entanto, as consequências da viagem são maiores do que esperavam.

Um Conto de Balões (Forventninger). Noruega, 2009, Torfinn Iversen. 14’
No dia nacional da Noruega, Tim, um menino de sete anos de idade, quer levar a sua mãe alcoólatra ao desfile. Por meio do seu encontro com o vendedor de balões ele descobre que ambos, as bolas e os pensamentos, podem voar.

SÁBADO
19 | NOVEMBRO | 19h
AS FRONTEIRAS DA EUROPA

Passagem de Patos (Ahate Pasa). Espanha/País Basco, 2009, Koldo Almandoz. 12’
De repente, patos atravessam pela tela.

A Vida é um Infinito Retorno (Life is infinite return). Bielorrússia, 2010, Vladimir Piskunovic. 17’
A repetição interminável da vida é mostrada usando o exemplo de fiéis (católicos) de diferentes idades nas províncias da Bielorrússia.

Ararat (Torture de la laisse trop courte) Armênia, 2010, Renaud Armanet. 13′
Um homem quer ir e respirar o ar na montanha Ararat.

Os Passos de Outro (Chujdi Stupki). Bulgária, 2009, Neda Morfova. 4’
Uma mulher quebra o salto. O sapateiro não pode reparar o seu sapato nesse momento e, como ela está atrasada, convence-o de dar-lhe um par de sapatos do estante. Ele lhe faz saber que os sapatos de outra pessoa podem levá-la pelo caminho de alguém mais.

Samurai (Samoure). Grécia, 2005, Theo Papadoulakis. 26’
Um pastor peculiar que mora numa cidade pequena nas montanhas de Creta espera virar, um dia, um samurai verdadeiro. Samurai é uma história sobre ser diferente em uma comunidade pequena e os conflitos que acarreta.

Kirkonkyla Kyrkby. Finlândia, 2010, Elise Pietarila. 14’
Pasi, um garoto de cidade pequena na sétima série, coleta e respeita as regras estabelecidas pelos adultos. Uma regra é que se alguém usar calças no ensino fundamental será chateado. Felizmente, as regras também incluem encontrar o seu melhor amigo.

Campeão (Meister). Estônia, 2005, Kaupo Kruusiauk. 15’
Dois ex-atletas não fazem esporte faz um longo tempo. Agora, os dois amigos decidem regressar ao atletismo.


3º TOUR DE CURTAS-METRAGENS EUROCHANNEL
ALIANÇA FRANCESA DE NATAL
16 A 19 DE NOVEMBRO DE 2011
ENTRADA GRATUITA EM TODAS AS SESSÕES

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

Information

Cette entrée a été publiée le 2011/11/17 par dans Aliança Francesa de Natal, Cinema, Francofonia, et est taguée , , , .
%d blogueurs aiment cette page :