Des Nouvelles

Blog de l'Alliance Française de Natal, Brésil

Na mente do Marquês de Sade

Em novembro, o Cinema & Psicanálise mergulha no universo do Marquês de Sade. A programação é organizada pela Escola Brasileira de Psicanálise – RN, sob a coordenação de Aline Maia e Tereza Sampaio.

Os seres humanos sempre questionaram, através da história, a sociedade e seus limites de moralidade. Em pleno século 18, em meio à sangrenta Revolução Francesa, um dos mais perigosos dissidentes foi, sem dúvida, o Marquês de Sade, que originou o termo sadismo.
Sade era uma pessoa contraditória, algumas vezes brilhante e sensível, noutras, egoísta e demoníaco. Foi tão escandaloso que continua a chocar a todos e o seu legado ainda promove debates sobre o que fazer com aqueles que exploram alegremente os mais sinistros tabus.
Mas, Sade foi muito mais do que um experimentador sexual. Foi um escritor que ficou preso durante 27 anos pelo crime de escrever sobre o lado mais negro do ser humano. Em 1772, foi sentenciado à morte por crimes sexuais e escapou abertamente. Mais tarde, tornou-se um revolucionário e, novamente, escapou da guilhotina. Publicou romances eróticos, foi banido da administração de Napoleão e passou os últimos anos de sua vida num asilo. O Marquês de Sade transformou-se num mito.

Contos Proibidos do Marques de Sade
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
20h, Auditório Patrick Herpin, Aliança Francesa de Natal
Entrada: R$10 [R$5/estudante]

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

%d blogueurs aiment cette page :