Des Nouvelles

Blog de l'Alliance Française de Natal, Brésil

História, Poesia, Rimbaud Etc

A Aliança Francesa de Natal e a Editora Hucitec convidam para a apresentação do livro Rimbaud Etc – História e Poesia, de Marcos Silva. Nesta quinta-feira, 8 de setembro, às 19h30, no Auditório Patrick Herpin, Aliança Francesa de Natal, esperamos por você para mais um convívio nesta casa onde a francofonia e a cultura potiguar convivem lado a lado.

RIMBAUD ETC
História e Poesia são so temas abordados pelo autor, no lançamento desta obra, em uma conversa pontuada por muita música e recital de poesias.

A OBRA
Porque a formiga é a melhor amiga da cigarra, historiadores apredem com poetas e vice-versa. Aristóteles nos ensinou que história fala sobre o acontecido e poesia inventa o possível. Benjamim acrescentou que no acontecido existiam possíveis.
E muitos poetas falaram do acontecido para salientar a necessidade do que poderia ter sido – e talvez ainda possa vir a ser. Poesia é muito mais que fonte para os historiadores. História é muito mais que lição para os poetas. Poesia é provocação: você consegue ver o que estou mostrando agora? História é cautela: se essas grandezas e misérias ocorreram, outras iguais ou maiores podem estar a caminho.
Historiadores e poetas aprendem uns com outros: razão sensível e memória reflexiva são tesouros do pensamento que não podem se ignorar.

O AUTOR
Marco Silva é professor titular de Metodologia da História na FELCH/USP. É um dos organizadores das coletâneas Clarões da tela (EDUFRN), Cenas brasileiras (EDUFRN) e Metamorfoses das linguagens: história, cinema, literaturas (LCTE) Publilcou individualmente História: O prazer e poder em ensino e pesquisa (Brasiliense) e, com Selva Guimarães Fonseca, Ensinar História no século XXI (Papirus), dentre outros títulos. Atua no Conselho Editorial da revista Projeto História.

Mais informações:
+84 3222 1558 | info@afrnatal.com
Aliança Francesa de Natal
Rua Potengi, 459, Petrópolis

Un commentaire sur “História, Poesia, Rimbaud Etc

  1. Darling: mon’amour
    I love you…
    My darling it’s think.
    Je t’aime.
    I think of you my dear.
    My love: darling.
    Chers.
    I think of you.
    Liebe!

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

%d blogueurs aiment cette page :