Des Nouvelles

Blog de l'Alliance Française de Natal, Brésil

Festival Varilux de Cinema Francês em Natal

Festival Varilux de Cinema Francês traz o melhor da recente produção francesa para Natal

A diversidade da recente produção cinematográfica francesa chega às telas de 22 cidades brasileiras entre 8 e 16 de junho. A edição 2011 do Festival Varilux de Cinema Francês premiará o público com filmes inéditos e projeção simultânea em 25 salas de cinema de norte a sul do país. Ampliada – de 9 para 22 cidades – o evento chega ao Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campos, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Juiz de Fora, Macaé, Maceió, Natal, Porto Alegre, São Luís, Santos, Salvador, Recife e Vitória. O Festival promoverá encontros com profissionais da área cinematográfica, no Rio e em São Paulo, e receberá ainda delegações de artistas franceses, que apresentarão os filmes e participarão de debates com o público brasileiro.

A diva francesa Catherine Deneuve já confirmou a presença no Brasil para apresentar ao público e à imprensa a comédia “Potiche: Esposa Troféu”, de François Ozon, que será lançado no país pela distribuidora Imovision. O longa-metragem abre o festival em São Paulo e no Rio de Janeiro, sendo que dia 8 no cinema Reserva Cultural, em SP, e no dia 9 no Cine Odeon, no Rio. Em Natal será exibido entre os dias 8 e 16 de junho, no Moviecom Praia Shopping (veja programação).

O evento é realizado pela Unifrance Film International, associação de promoção do cinema francês no mundo que realiza mostras em grandes capitais como Nova York, Tókio, Moscou, Pequim e também no Brasil. O festival é promovido e patrocinado pela multinacional francesa Essilor-Varilux* (fabricante exclusivo das lentes Varilux e do anti-reflexo Crizal).

O evento conta também com o patrocinio da Citroën e o copatrocinio da Allianz Seguros, L’Oréal, Tok&Stok e Sofitel. É produzido pela Bonfilm com apoio da Embaixada da França no Brasil e da rede de Alianças Francesas.

A PROGRAMAÇÃO PARA NATAL

O Festival Varilux de Cinema Francês, que no ano passado atraiu mais de 25 mil espectadores, pretende apresentar sucessos do cinema francês para mais de 60 mil pessoas. Comédia, ação, animação, filmes de autor: todos os gêneros estarão contemplados. Entre os 10 títulos inéditos destacam-se: « Potiche: Esposa Troféu » (Potiche), de François Ozon, com Catherine Deneuve, Gérard Depardieu e Fabrice Luchini (Imovision); « Uma doce mentira » (De vrais mensonges), de Pierre Salvadori, com Nathalie Baye, Sami Bouajila e Audrey Tautou (Mares Filmes); a animação « Um gato em Paris » (Une vie de Chat), de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli (Bonfilm); e “Copacabana », de Marc Fitoussi, com Isabelle Huppert e Aure Atika (Pandora Filmes).

Outro longa-metragem aguardado é “Xeque-Mate” (Joueuse), de Caroline Bottaro, com Sandrine Bonnaire. Musa de Pialat e Chabrol, atriz principal do filme Sob o sol de Satã vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Sandrine Bonnaire virá ao Brasil para a divulgação da película e ganhará ainda uma retrospectiva em sua homenagem com exibição de oito longas-metragens.

O festival também quer promover a troca de informações. Delegações de artistas franceses e profissionais da área cinematográfica debatem o mercado no “Encontro franco-brasileiro de coprodução cinematográfica”, que acontece no dia 10 de junho no Hotel Sofitel, em Copacabana. Entre os confirmados está Eric Garandeau, presidente do CNC (Centre National du Cinéma), que virá ao Brasil pela primeira vez.

2 commentaires sur “Festival Varilux de Cinema Francês em Natal

  1. Pingback: Substantivo Plural » Blog Archive » Festival de Cinema Francês

  2. Larissa Azevedo
    2011/06/09

    Uma pena que não terá « 99 francs » pois é bem dificil de acha-lo…

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

%d blogueurs aiment cette page :