Des Nouvelles

Blog de l'Alliance Française de Natal, Brésil

Festival da Canção Francesa 2011

Se acha que canta melhor que a Carla Bruni, solte a sua voz e
cante com paixão uma das músicas de Serge Gainsbourg!

A Aliança Francesa de Natal realizará este ano a etapa de seleção para o Festival da Canção Francesa 2011. A apresentação oficial desta etapa local do concurso será no próximo dia 19 de maio,às 19h30, no Auditório Patrick Herpin, Aliança Francesa de Natal, em uma noite dedicada ao cantautor Serge Gainsbourg, um dos maiores nomes da música francesa contemporânea.

O concurso vai julgar a interpretação de uma canção de Serge Gainsbourg e, para participar, basta gravar a sua interpretação de uma canção deste autor, à sua escolha, enviar a gravação (voz e violão) para a Aliança Francesa de Natal e concorrer a vários prêmios, sendo o primeiro deles, na final nacional, uma semana em Paris.

As inscrições para esta pré-seleção local estão abertas até o dia 3 de junho e podem ser feitas presencialmente na Aliança Francesa de Natal ou através dos Correios/SEDEX.

O concurso é nacional e terá eliminatórias regionais. A Aliança Francesa de Natal acolhe pela primeira vez esta etapa local (pré-seleção), no dia 17 de junho. Os intérpretes selecionados participarão ainda de uma etapa regional (eliminatória e classificatória) em Recife, entre 24 e 27 de julho e, caso sejam selecionados, poderão ir à final (classificatória) no Rio de Janeiro, no dia 28 de novembro de 2011.

O regulamento do concurso, com calendário de eventos ligados às etapas de seleção, estará disponível juntamente com a ficha de inscrição que deverá ser preenchida e enviada com a gravação em cd/dvd, através do site http://www.afrnatal.com.

SERGE GAINSBOURG

Você pode até ser muito novo para conhecer a discografia do Serge Gainsbourg… Ou não!
Mas certamente já ouviu uma das suas memoráveis canções.

Serge Gainsbourg nasceu em 1928, em Paris. Músico, cantor e compositor, embora tivesse começado a compor na adolescência, por influência do pai pianista, Gainsbourg só lançou seu primeiro álbum, « Du Chant à la Une!« , em 1958. Ficou mundialmente famoso na década de 60, quando interpretou ao lado da sua mulher, Jane Birkin, a canção « Je t’aime…moi non plus« , até hoje o seu hit mais conhecido. « Je t’aime…moi non plus » havia sido composta originalmente para Brigitte Bardot, mas ela, insegura com o escândalo que a música poderia causar (e causou), preferiu não lançar o dueto. A música, gravada por Gainsbourg e Jane Birkin, foi banida das rádios, atacada pela imprensa internacional e condenada pelo vaticano, mesmo assim alcançou o topo das paradas de sucesso na Grã-Bretanha.

A parceria amorosa e criativa com Jane Birkin foi o período mais produtivo da vida artística de Gainsbourg. Os dois se apaixonaram durante as gravações da longa-metragem e juntos interpretaram vários sucessos.

Serge Gainsbourg soube trafegar por diversos ritmos e estilos. Produziu muitas músicas para filmes e trabalhos que vão do jazz ao rock e ao reggae. Devido ao seu comportamento polêmico, as suas músicas, muito à frente do seu tempo, faziam mais sucesso quando eram cantadas por outros interpretes ou alguns anos depois, com as evoluções no comportamento e no modo de pensar da sociedade.

Viciado irrecuperável em cigarros, álcool, mulheres e versos com temas polêmicos, Gainsbourg colecionou escândalos e amantes durante toda a vida. Quando faleceu, vítima de um ataque cardíaco, a França parou. O então presidente, François Mitterrand, disse em um discurso que « Gainsbourg elevou a canção ao nível da arte. Ele foi nosso Baudelaire, nosso Apollinaire”.

Multidões foram à porta de sua casa deixar garrafas de Pastis e maços de Gitanes em homenagem àquele que foi um dos seus artistas mais completos. Serge faleceu em 2 de março de 1991. Seu corpo descansa no cemitério de Montparnasse, ao lado dos seus pais.

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

%d blogueurs aiment cette page :