Des Nouvelles

Blog de l'Alliance Française de Natal, Brésil

A França e a Aliança Francesa de Natal

por José Marcelo Costa

Nascido em 1910, Américo de Oliveira Costa vivenciou todas as influências da cultura francesa do século vinte, quando Paris era considerada a capital artística do mundo e o ponto de encontro de escritores, compositores e artistas locais ou estrangeiros.

O primeiro contato com a obra de Américo de Oliveira Costa revela imediatamente ao leitor sua paixão pela literatura francesa. Várias são as citações e comentários sobre trechos escritos por Flaubert, Proust, Balzac, Victor Hugo entre outros.

Todavia, o seu interesse pela França foi muito mais além, pois participou do processo de fundação da Aliança Francesa em Natal.

Em 6 de abril de 1957, num dos salões da Faculdade de Filosofia de Natal, teve lugar a solenidade de instalação da Associação Cultural Franco-brasileira de Natal, e posse de sua diretoria. Consta do Livro de Atas da Instituição que, à solenidade de fundação compareceram autoridades federais, estaduais e municipais – dentre elas o então Prefeito de Natal, Djalma Maranhão –, diretores e professores das escolas superiores da Capital, intelectuais, estudantes e convidados em geral. Américo de Oliveira Costa foi eleito Secretário-Geral do Comitê-Diretor da Aliança Francesa de Natal.

Em 1969, Américo de Oliveira Costa sucedeu Aldo Fernandes Raposo de Melo (Presidente entre 1957 a 1969) na Presidência do Comitê-Diretor da Aliança Francesa, permanecendo até 1977.

A atuação de Américo de Oliveira Costa no processo de consolidação da Aliança Francesa foi marcante para a profusão da língua francesa na Cidade. Ele tinha consciência da importância de se manter uma Escola apta ao aprendizado do idioma e necessidade dos estudantes vivenciarem um ambiente diferenciado, até porque os Diretores vindos da França ministravam aulas e promoviam eventos culturais diversos.

A semente plantada no passado hoje produz frutos importantes para nosso Estado. A Aliança Francesa de Natal propicia à comunidade espetáculos musicais, exposições, teatro, saraus de poesia e moderna midiateca. Esse era o conjunto de recursos idealizado por Américo de Oliveira Costa para possibilitar aos potiguares a compreensão do comportamento cultural quotidiano de várias regiões da França.

É importante frisar que Américo de Oliveira Costa também foi Cônsul Honorário da França em Natal – RN. Durante esse período, estreitou ainda mais os laços entre os países por meio de conferências e solenidades envolvendo a França, sobretudo os navios militares que aqui passavam e integrantes do corpo diplomático visitando a Capital.

O trabalho desenvolvido por Américo de Oliveira Costa, como representante da França em Natal, foi muito mais voltado aos interesses dos potiguares que dos estrangeiros propriamente ditos.

Pode-se dizer que sua postura tinha certo sentido inverso da verdadeira “representação consular”, pois seu desejo era ampliar os horizontes do povo norte rio-grandense e possibilitar o seu contato com os elementos mais importantes da cultura e língua francesas. Assim, ele contribuiu com aqueles que buscavam a realização dos mais diversos interesses, desde o estudo acadêmico ou profissional na França, até a busca pelo máximo aproveitamento do lazer em uma viagem ou a ampliação dos horizontes sociais.

Por fim, merece registrar que, pelos relevantes serviços prestados, o Governo Francês concedeu-lhe importantes condecorações e homenagens, tais sejam a Cavalheiro e Oficial da Ordem Nacional do Mérito, Comenda das Palmes Académiques e a Comenda das Artes e das Letras, por dois presidentes de partidos diferentes François Mitterand e Valéry Giscard D’Estaing.

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

%d blogueurs aiment cette page :