Des Nouvelles

Blog de l'Alliance Française de Natal, Brésil

… E a França aqui tão perto!

DLLEM e Aliança Francesa de Natal unidas pela qualidade no ensino da língua e cultura francesa

A cada ano, a UFRN recebe vinte novos estudantes para a Licenciatura em Língua Francesa e Literaturas e aqueles que concluem este curso passam a integrar um grupo de profissionais que, mesmo não encontrando trabalho nas escolas públicas ou particulares do RN, tem vindo a responder a uma grande demanda pelo francês, vinda de alunos destas mesmas escolas, de estudantes e de pesquisadores dos mais diversos cursos universitários.

Este fato deve-se, provavelmente, por ser a França o primeiro país em número de acordos interuniversitários com a UFRN, o que tem incentivado uma maior procura de intercâmbios acadêmicos. Isto sem falar dos outros países de língua francesa, como o Canadá e a Suíça que também tem vindo a ser alvo desta procura por novos projetos, tanto no âmbito acadêmico como no profissional.

Para incentivar o interesse na francofonia, uma iniciativa importante da Aliança Francesa de Natal, que tem batalhado muito pela manutenção de um convênio com a Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte, consiste em receber em seus cursos regulares os alunos oriundos da rede pública estadual de ensino interessados no aprendizado da língua francesa como alternativa ao inglês ministrado nestas escolas.

Este acordo já produziu vários casos de sucesso e a UFRN tem recebido em seus cursos, sobretudo na Licenciatura em Língua Francesa e Literaturas, vários estudantes oriundos desse projeto.

Apesar dos problemas encontrados para se reintroduzir entre as disciplinas do ensino básico oficial no Rio Grande do Norte, a língua francesa tem mantido o seu lugar de destaque junto a um público fiel, que não perde a oportunidade de se aprofundar nos estudos e de melhorar sua performance nessa língua.

É justamente para atender às necessidades dos professores que já atuam como profissionais do ensino de Língua Francesa e também dos estudantes que já se lançam nessa profissão, que o Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da UFRN – DLLEM, através de sua equipe encarregada da Licenciatura em Língua Francesa e Literaturas, e a Aliança Francesa de Natal propõem esta Jornada Pedagógica, à qual pretende-se dar segmento pelo menos uma vez por semestre.

Neste primeiro encontro, aberto a todos professores de francês que queiram participar dos ateliês propostos, os aspectos da cultura francesa, sobretudo na música, e de suas relações com a cultura brasileira, passando também pela prática da intercompreensão de línguas românicas, na qual o francês, assim como o português, têm um papel importante. A programação desta Jornada acentua a necessidade do debate e compreensão do papel da língua e cultura francesa no panorama cultural potiguar e brasileiro.

O evento prevê ainda um almoço gourmet especialmente pensado para os participantes desta Jornada pela Chef Adriana Lucena. Segundo Gilêude Nogueira, Presidente do Comitê-Diretor da Aliança Francesa de Natal, « a ideia deste déjeuner é permitir um dia inteiro de convívio e partilha de experiências para os participantes desta Jornada em volta dos temas da francofonia e a culinária é, sem dúvidas, um elemento muito importante de integração e descoberta cultural ».

As inscrições são gratuitas e estão limitadas ao número de 70 participantes.
Informações e inscrições: dllem@cchla.ufrn.br

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

%d blogueurs aiment cette page :