Des Nouvelles

Blog de l'Alliance Française de Natal, Brésil

Jornada pedagógica de Francês

A cada ano, a UFRN recebe vinte estudantes para a Licenciatura em Língua Francesa e Literaturas e aqueles que recebem seus diplomas passam a integrar um grupo de profissionais que, mesmo não encontrando trabalho nas escolas públicas do município e do estado ou nas escolas particulares, devem responder a uma grande demande pelo francês, vinda de alunos dessas mesmas escolas, de estudantes e de pesquisadores dos mais diversos cursos universitários, pois a França é o primeiro país em número de acordos interuniversitários com a UFRN, sem falar dos outros países de língua francesa, como o Canadá e a Suíça.

Uma iniciativa importante da Aliança Francesa de Natal, que trabalhou muito pela manutenção de um acordo com a Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte, é a de receber em seus cursos regulares de língua francesa alunos das escolas do estado, sendo que este se responsabiliza pela metade dos custos dessa operação. É preciso dizer que esse acordo já produziu vários casos de sucesso e a UFRN tem recebido em seus cursos, sobretudo na Licenciatura em Língua Francesa e Literaturas, vários estudantes oriundos desse projeto.

Apesar dos problemas encontrados para se reintroduzir entre as disciplinas do ensino básico oficial no Rio Grande do Norte, a língua francesa mantém seu lugar junto a um público fiel, que não perde a oportunidade de se aprofundar nos estudos e de melhorar sua performance nessa língua.

É justamente para atender às necessidades dos professores que já atuam como profissionais do ensino de Língua Francesa e também dos estudantes que já se lançam nessa profissão, que o Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da UFRN, através de sua equipe encarregada da Licenciatura em Língua Francesa e Literaturas, e a Aliança Francesa de Natal propõe esta Jornada Pedagógica, à qual pretende-se dar sequência pelo menos uma vez por semestre.

Neste primeiro encontro, aberto a todo professor de francês que queira participar dos ateliês propostos para tratar, os aspectos da cultura francesa, sobretudo na música, e de suas relações com a cultura brasileira, passando também pela prática da intercompreensão de línguas românicas, na qual o francês, assim como o português, têm um papel importante.

As inscrições são gratuitas e estão limitadas ao número de 7o participantes. Para inscrever-se e pedir mais informações, contate: dllem@cchla.ufrn.br

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

Information

Cette entrée a été publiée le 2010/10/08 par dans Aliança Francesa de Natal, cultura, ensino da língua francesa, Francofonia, lingua francesa, Música, Poesia, et est taguée , , , .
%d blogueurs aiment cette page :