Des Nouvelles

Blog de l'Alliance Française de Natal, Brésil

O Habitante da Biblioteca

Em homenagem ao centenário do escritor Américo de Oliveira Costa, a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras convida para o lançamento do livro O Habitante da Biblioteca, de autoria de João Eduardo Costa. O título da biografia é um trocadilho com um dos livros escrito por Américo de Oliveira Costa: A Biblioteca e Seus Habitantes, de 1982. A apresentação do livro acontece nesta quinta-feira, 19 de agosto, às 18h, na Academia Norte-Riograndense de Letras.

AMÉRICO DE OLIVEIRA COSTA
Advogado, Jornalista, Membro da Academia Norte-Riograndense de Letras, colaborou com a Resistência Francesa na Segunda Guerra Mundial, pelo que foi distinguido mais tarde com condecorações de Cavalheiro e Oficial das Palmas Acadêmicas e também Cavalheiro e Oficial da Ordem Nacional do Mérito, pelo Governo Francês. O escritor foi cônsul honorário da França em Natal e teve a vida pautada pela paixão pela cultura francesa e também pela dedicação à cultura potiguar. Américo de Oliveira Costa foi um dos fundadores da Aliança Francesa de Natal, instituição que presidiu de 1969 a 1977.

O escritor publicou várias obras das quais destacamosViagem ao Universo de Câmara Cascudo, vencedor do Prêmio Nacional Luís da Câmara Cascudo da Fundação José Augusto, de 1969 e A Biblioteca e Seus Habitantes, de 1982, na qual evidencia-se o amor pelos livros e pelo saber, numa agradável viagem onde os livros têm alma e muita histórias para contar; este é o título que dá o mote para a biografia escrita à propósito do seu centenário.

Em Maio de 2010, a Aliança Francesa de Natal homenageou o escritor com a atribuição de seu nome à Mediateca desta instituição. segundo a presidente do Comitê-executivo, Gilêude Nogueira Peixoto, « um pequeno gesto, cheio de sentimento e significado, no sentido de homenagear o professor Américo de Oliveira Costa, que tanto contribuiu para esta maison. Uma decisão que dignifica esta instituição e engrandece a nossa mediateca, que recebe o nome deste tão querido e ilustre escritor ».

Un commentaire sur “O Habitante da Biblioteca

  1. Pingback: Francofonia é herança de família | Des Nouvelles

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

Information

Cette entrée a été publiée le 2010/08/18 par dans Aliança Francesa de Natal, Américo de Oliveira Costa, Francofonia, Natal.
%d blogueurs aiment cette page :