Des Nouvelles

Blog de l'Alliance Française de Natal, Brésil

Cinema & Psicanálise

As sessões de Cinema e Psicanálise retornaram ao auditório da Aliança Francesa de Natal. Nesta sexta-feira, 13 de Agosto, Spider, de David Cronenberg esteve em evidência. Os comentários ao filme ficaram a cargo da psicanalista Ângela Pequeno.

Após longa internação num hospital-colônia, o protagonista deste filme de Cronenberg volta ao bairro operário londrino onde vivera sua infância e transcorreram os eventos que definiram seu destino. Este é o ponto de partida de um processo de reconstrução do passado.

O personagem-título, vivido por Ralph Fiennes com intensidade e concentração comoventes, afasta a cortina da casa onde morara em criança… e a cena se abre sobre seu idílio infantil com a mãe. A partir de então, ele irá evocar e recriar as cenas de sua história, fazendo-nos acompanhá-la à medida que ela se desenrola.

As palavras de Cronenberg constroem uma ponte entre a vida deste esquizofrênico tão perturbado e a humana condição de todos nós: “Spider é um filme sobre a psicose e a reconstituição da realidade, ou talvez mais precisamente, sobre o incessante processo de construção da realidade. Um psicótico na verdade está basicamente fazendo a mesma coisa que todos os humanos têm que fazer, mas está fora de sincronia com a psicose grupal que é a sociedade”.

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

Information

Cette entrée a été publiée le 2010/08/14 par dans Aliança Francesa de Natal, Cinema, Cinema & Psicanálise, Natal.
%d blogueurs aiment cette page :