Des Nouvelles

Blog de l'Alliance Française de Natal, Brésil

Poisson d’Avril…

… É mentira!!

Neste dia 1º de Abril, as mentiras, mais ou menos inocentes, não passam ao lado de ninguém. Em muitos países, este é o dia de « enganar os bobos ». Mas o que muitos não sabem é que esta tradição surgiu na França de Carlos IX, com a implantação do calendário gregoriano, que instituiu o dia 1º de Janeiro como início do ano.

Até 1564, o ano começava a 1º de Abril, após as festas da Primavera, que começavam a 25 de Março. A mudança no calendário gerou descontentamento em alguns franceses mais tradicionalistas. Foi aí que os mais « espirituosos » encontraram um bom mote para inventar brincadeiras e pregar partidas em cima daqueles. Estas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte. Em 1848, « A Mentira », um jornal efêmero de Minas Gerais, publicava a morte de D. Pedro, que viria a ser desmentida no dia seguinte.

Na imprensa dita « séria », são históricas algumas partidas de 1º de Abril. Em 1957, o canal de televisão BBC, no programa Panorama apresentou uma reportagem sobre uma plantação de árvores de espaguete na Suíça. Muitas pessoas viram a peça e interessaram-se em plantar árvores de espaguete em suas propriedades. Já o Jornal britânico The Guardian, em 1977, confundiu os seus leitores com um artigo sobre as ilhas San Serriffe. Uma brincadeira com direito a três páginas de reportagem com mapas, infográficos e personagens da fictícia ilha.

Independente do tamanho da mentira, todos estamos sujeitos a cair na brincadeira no dia de hoje. Se vai inventar alguma estória, lembre-se apenas do respeito e do cuidado ao criar as suas « mentiras », para que logo mais, a meia-noite, o « encanto se quebre » e ninguém se sinta mais prejudicado pela sua inocente brincadeira!

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

Information

Cette entrée a été publiée le 2010/04/01 par dans cultura, fait divers, frança, Francofonia, mentira, poisson d'avril.
%d blogueurs aiment cette page :